• Facebook
  • Instagram

Atendimento

Email: contato@geracaosaudavel.com

Telefone: (21) 990633201

Prazo de entrega até 4 dias úteis

Políticas de trocas, devolução e reembolso, estão junto das descrições dos produtos

Forma de pagamento

Empresa: Viviane dos Reis Marques 07151792760 - GERAÇÃO SAUDÁVEL

Endereço: Rua Bernardo de Figueiredo, Penha - RJ

CNPJ: 32.835.669/0001-90

Prazo de entrega: até 4 dias úteis

©2023 por Geração Saudável.

Vitamina B12

Atualizado: 5 de Nov de 2019

Sintomas e causas



A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é fundamental para o funcionamento de nosso organismo, já que desempenha um importante papel no sistema nervoso central, mantendo a cognição e prevenindo a degeneração das células, essencial para a síntese de DNA, RNA e mielina, assim como para a formação dos glóbulos vermelhos.


A principal fonte da vitamina B12 está nos alimentos como carne, ovos e leites. O corpo absorve a B12, através de um processo complicado. As enzimas digestivas, na presença de ácido gástrico suficiente, separam a B12 das proteínas nos alimentos. Dessa forma, a vitamina se liga a uma substância chamada de fator intrínseco – uma proteína produzida pelas células no revestimento gastrointestinal – antes de ser transportada ao intestino delgado, onde é absorvida.


Quando falta B12 em nosso corpo, surgem alguns sintomas que podem ser facilmente confundidos com outras questões, como insônia ou estresse. Os principais sintomas causados pela falta da vitamina B12 é palpitações, fadiga e formigamento nas mãos e nos pés, anemia perniciosa, dificuldade visual, falta de equilíbrio, perda da memória e confusão mental, feridas na boca e na língua frequentemente, irritabilidade, sentimento de tristeza recorrentes.


O que pode causar a falta de vitamina B12


A vitamina B12 pode ter diversas causas, sendo as principais:

· A nível estomacal: A anemia perniciosa pode causar uma diminuição do fator intrínseco, que é uma substância necessária para a absorção da vitamina a nível estomacal. Além disso, o ácido gástrico facilita a separação da vitamina B12 dos alimentos que a contêm, de modo que a gastrite atrófica e o uso de alguns medicamentos que bloqueiam ou neutralizam o ácido gástrico e podem interferir na concentração dessa vitamina;


· A nível intestinal: As pessoas com doença de Crohn em que há o acometimento do íleo ou que tiveram o íleo removido, não absorvem a vitamina B12 de maneira eficiente. Outras causas intestinais de deficiência de B12 são o desenvolvimento excessivo de bactérias e parasitas;


· Relacionado à alimentação: Os alimentos de origem animal são a única fonte natural de vitamina B12, sendo a deficiência da vitamina decorrente de uma dieta pobre em alimentos como carnes, peixes, ovos, queijo e leite. As pessoas que possuem maior risco são os idosos, alcoólicos, que não se alimento de maneira correta e os vegetarianos estritos.

Além disso, o uso de medicamentos como antibióticos, Metformina e remédios para gastrite e úlceras gástricas, como Omeprazol, podem diminuir a absorção de B12 no intestino.


Conversar com seu nutricionista para avaliar a necessidade de repor a vitamina de forma saudável.


Em nosso site temos diversos produtos riscos em vitamina B12. Confira!




Fonte

https://www.uol.com.br/vivabem/listas/5-sinais-de-que-voce-pode-estar-com-deficiencia-de-vitamina-b12.htm

https://www.uol.com.br/vivabem/listas/5-sinais-de-que-voce-pode-estar-com-deficiencia-de-vitamina-b12.htm

https://www.drcandidosanchez.com.br/a-deficiencia-da-vitamina-b12/

https://www.hipolabor.com.br/blog/2017/09/03/para-que-serve-vitamina-b12-e-onde-pode-ser-encontrada/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/importancia-da-vitamina-b12-ou-cianocobalamina/57021

https://www.selecoes.com.br/saude/vitamina-b12-descubra-para-que-serve-e-a-ingestao-recomendada/

11 visualizações