• Facebook
  • Instagram

Atendimento

Email: contato@geracaosaudavel.com

Telefone: (21) 990633201

Prazo de entrega até 4 dias úteis

Políticas de trocas, devolução e reembolso, estão junto das descrições dos produtos

Forma de pagamento

Empresa: Viviane dos Reis Marques 07151792760 - GERAÇÃO SAUDÁVEL

Endereço: Rua Bernardo de Figueiredo, Penha - RJ

CNPJ: 32.835.669/0001-90

Prazo de entrega: até 4 dias úteis

©2023 por Geração Saudável.

Os benefícios do cacau e do chocolate para saúde!

Conheça um pouco sobre os benefícios do chocolate amargo!



Chocolates

Cacau


O cacau é o fruto do cacauzeiro com o qual é produzido o tão querido e amado chocolate. O chocolate é produzido com a semente, mas a polpa do cacau também é deliciosa e pode ser consumida principalmente em vitaminas e sucos.

O chocolate pode proporcionar diversos benefícios para o organismo desde que contenha pelo menos 70% de cacau em sua composição. Entre os pontos positivos do chocolate amargo destacam-se a diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e de câncer. Além disso, o alimento contribui para a diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial. Esses benefícios ocorrem pois o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau que é rico em flavonoides (poderoso antioxidante), ferro, zinco, entre outras substâncias nutritivas.

O Chocolate com 70% ou mais de cacau, quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia, pode proporcionar diversos benefícios a saúde.


Benefícios do Chocolate Amargo:


Protege o sistema cardiovascular e controla o colesterol: O flavonoide do chocolate amargo, estimula o aumento do bom colesterol, HDL, e a diminuição do ruim, LDL. O colesterol ruim pode oxidar, entupir o vaso sanguíneo e levar a problemas no coração. Além disso, os flavonoides ajudam a dilatar as artérias, permitindo melhor circulação do sangue.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, com duas mil pessoas, observou que o consumo de chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau ajuda a prevenir infarto e a reduzir riscos de pacientes com problemas cardiovasculares. É importante ressaltar que este benefício só ocorre quando o chocolate é inserido em uma dieta balanceada.

Diminui o risco de câncer: O chocolate amargo possui boas quantidades de flavonoides que são poderosos antioxidantes. O câncer tem relação com a oxidação do DNA, a oxidação excessiva aumenta o risco da doença. Como os flavonoides agem impedindo uma parte dessa oxidação, eles acabam diminuindo o risco de câncer.

Protege a pele: A radiação ultravioleta aumenta as oxidações das células da pele. Como os flavonoides do chocolate amargo possuem forte ação antioxidante, eles protegem a pele contra essa radiação. Além disso, os flavanoides ajudam a combater os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

Melhora o humor: O chocolate é fonte de triptofano, este aminoácido é precursor da serotonina, hormônio responsável pelo prazer. O alimento possui neurotransmissores que estão relacionados com o relaxamento e redução da ansiedade, melhorando a sensação de bem-estar.

Protege o cérebro: Por conter os flavonoides que possuem ação antioxidante, o chocolate amargo diminui o excesso de oxidação no cérebro e pode prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer.

Rico em ferro: O ferro é um mineral muito importante para o organismo humano. Ele é um dos principais responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos e também está ligado ao transporte de oxigênio no sangue. A falta de ferro se manifesta de diversas formas no organismo e alguns dos sintomas podem ser fadiga, falta de ar, pele amarelada. A deficiência nesse mineral também pode resultar na anemia e é aí que entra o cacau: ele é um alimento muito rico em ferro e indicado para quem sofre de anemia ferropriva.

Controle da ansiedade: O cacau, assim como o chocolate, pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da ansiedade, pois ele ajuda a liberar endorfinas no corpo, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.


Algumas dicas:


O chocolate amargo pode ser consumido puro, sendo também interessante prepará-lo com frutas, especialmente as vermelhas e roxas, isto porque elas também possuem forte ação antioxidante

Chocolate + banana: Ambos os alimentos são fontes de triptofano que é precursor da serotonina, hormônio responsável pelo prazer. Assim, essa combinação é certeira para proporcionar a sensação de bem-estar.


Contraindicações:


O chocolate amargo não é recomendado para pessoas portadoras de diabetes. Apesar de ele conter flavonoides que devido à ação antioxidante melhoram a sensibilidade à insulina, o alimento também conta com boas quantidades de açúcar.


Risco do consumo excessivo:


O principal problema do consumo excessivo de chocolate amargo é o ganho de peso. Além disso, as grandes quantidade de açúcar podem também aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Outro ponto é que o fruto possui cafeína, a mesma substância presente no café. Portanto o fruto deve ser consumido com moderação, pois pode causar insônia quando consumido em grande quantidade.


#dicasdoblogdaGeração #consciênciacoletiva #informação #VemComAGente




Fontes: https://www.nutrivanessalodi.com.br/os-beneficios-chocolate-amargo/

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17333-chocolate-amargo

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/tudogostoso/beneficios-do-cacau-para-a-saude-confira,020b01421ff85c57a3c393568c8dc7c6f3uxzzd6.html

10 visualizações